DICAS AZ

 
PODE ATÉ PARECER ENGRAÇADO!
MAS TODA VEZ QUE ALGUÉM QUE NÃO ESTÁ NA LISTA (E NEM NOS CÁLCULOS) DOS NOIVOS COMPARECE A FESTA,
GRANDE DESCONFORTO PODE CAUSAR.
TALVEZ SEJA ESSA A REGRA MAIS ELEGANTE A SER SEGUIDA ENQUANTO CONVIDADO! 

ACOMPANHE...
 
 
5 DICAS DE ETIQUETA para os CONVIDADOS do Casamento! 

Posso ir de branco? E levar um amigo, pode? Confira essa e outras dicas de etiqueta para os convidados do casamento e evite gafes!

Todo grande evento está sujeito a imprevistos e descuidos. E com o casamento não é diferente. Por mais descontraídas que sejam algumas propostas de cerimônia e recepção é fundamental ater-se a algumas regrinhas básicas de etiqueta para não fazer feio no grande dia de amigos e familiares.

Desde vestidos muito curtos até falar alto e chamar a atenção, veja o que evitar nesses eventos.

1. VESTIDO BRANCO



REGRA NÚMERO 1 e principal de qualquer casamento, usar branco é expressamente proibido às convidadas. Apesar de ser conhecimento da maioria, ainda há aquelas que se descuidam no look. Mesmo cores semelhantes como  marfim ou  gelo são cores muito próximas ao branco e devem ser evitadas em casamentos. É um desrespeito à noiva que tem a cor branca como protagonista no casamento.


2. USAR UM VESTIDO MUITO CURTO OU APERTADO



Apesar de a maioria dos casamentos não seguir propostas tão tradicionais, o próprio evento pede certa formalidade. Mesmo que seja realizado ao ar livre ou em campo, é importante ter atenção se o modelo do vestido não está curto ou apertado demais. Especialmente se você for madrinha. Decotes muito exagerados também devem ser evitados; seja no colo ou nas costas. É essencial evitar qualquer detalhe que possa competir com as atenções aos noivos. Além de muito desrespeitoso, você pode virar o comentário desagradável da festa.


3. CHEGAR ATRASADO



Tudo bem: às vezes acontece um imprevisto e o trânsito não colabora. Mas chegar atrasado à cerimônia do casamento não é nada bonito. Procure se programar e sair um pouco mais cedo. Se não for possível e o atraso acontecer mesmo, tente chegar em silêncio e sem fazer muito barulho. Assim, você evita chamar tanta atenção e desconcentrar os noivos e os outros convidados.


4. LEVAR UM AMIGO QUE NÃO FOI CONVIDADO



Um dos principais erros dos convidados é pensar que está tudo bem levar um amigo. Mas não é bem assim. Como qualquer grande evento, os noivos oferecem uma recepção de acordo com o número de convidados que pretendem chamar. Levar uma pessoa sem o conhecimento deles, além de muito feito é bastante desrespeitoso.

O mesmo vale para quem recebe o convite e pergunta se pode levar um amigo. O convite é individual e não se deve fazer esse tipo de pergunta aos noivos, pois pode constrange-los.


5. NÃO CONFIRMAR PRESENÇA OU (pior!) DIZER QUE VAI E NÃO COMPARECER



Uma situação bastante desagradável é confirmar que não vai ao casamento no RSVP e aparecer mesmo assim. Ou confirmar a presença e não aparecer. Claro que neste caso pode ter havido um imprevisto, mas se o convidado não for por opção é uma grande falta de educação